top of page

ARTES PLÁSTICAS

Marcelo Grassmann

marcelo grassmann

Marcello Grassmann

Marcelo Grassmann.jpg
Marcelo Grassmann.png

Sobre o artista

Marcello Grassmann nasceu em São Simão, no estado de São Paulo no ano de 1925. Sétimo filho dos nove que a professora D. Elpídia de Lima Brito teve com seu marido Otto Grassmann. A família permaneceu na cidade até 1932 quando se mudou para a capital, São Paulo. Chegando em janeiro, acompanharam toda a movimentação da Revolução Constitucionalista até mesmo os bombardeios ao Campo de Marte, fundos da casa da família na rua Voluntários da Pátria, Zona Norte da cidade.

Em 1979 foi inaugurada a Casa de Cultura Marcello Grassmann onde moravam seus avós em São Simão. Várias são as exposições, individuais e coletivas neste período. Reconhecido como mais proeminente gravador e desenhista nacional corre o mundo com seus trabalhos.

Marcelo Grassmann
Marcelo Grassmann.png

Na Pinacoteca do Estado de São Paulo está maior conjunto de suas gravuras compradas em 1969 pelo governador Abreu Sodré. Destacam-se as exposições em comemoração aos 25 anos dede gravura no MAM\ SP (1969), 40 anos de gravura, Pinacoteca do Estado de São Paulo (1984). O mundo Mágico de Marcello Grassmann em comemoração aos seus 70 anos, MASP \ SP (1995). Marcello Grassmann, desenhos. Instituto Moreira Salles, SP\RJ\MG (2006). Sombras e sortilégios, MON \ Curitiba, PR (2010). Seguiu trabalhando até sua morte em junho de 2013.

Saiba mais:

Acesse o site do Núcleo Marcelo Grassmann

Núcleo Marcelo Grassmann
Marcelo Grassmann.png
bottom of page