ÓRGÃO DA SEÇÃO BRASILEIRA DA 4ª INTERNACIONAL - CORRENTE O TRABALHO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
 

EDIÇÃO Nº 634 - 14 de fevereiro a 06 de março de 2008

Em toda a américa:

Fora Imperialismo ! 

Editorial

Um passo numa luta comum

A mídia brasileira cobre em detalhes a campanha dos dois grandes “partidos irmãos” do EUA, democratas e republicanos. Enquanto isso, em todo continente o povo se mobiliza contra a política que ambos representam: os interesses do imperialismo estadunidense que, para preservar o regime da propriedade privada dos grandes meios de produção, empurra toda humanidade à barbárie.

Na página 5 dessa edição um artigo sobre a crise imobiliária nos EUA busca demonstrar que ela está longe de ser episódica e, portanto de estar resolvida. As multinacionais e o capital financeiro vão querer jogar nas costas dos trabalhadores e dos povos o custo dos bilhões perdidos.

Mas também nos EUA a candidatura negra, independente, de Cynthia
Mckinney mostra que entre o céu dos republicanos e democratas e o inferno da situação da vida dos negros nos EUA, há uma resistência que busca se organizar.

Centenas de milhares de pessoas no México saíram às ruas para protestar contra medidas que ameaçam a soberania da nação.

Na Venezuela, enquanto as multinacionais sabotam para desestabilizar o governo Chávez, começa a reação em defesa da revolução venezuelana.

Também no Brasil, sintonizados com o mesmo sentimento, trabalhadores da cidade e do campo seguem exigindo do governo que cumpra os compromissos que estiveram na base de sua reeleição.

Os servidores não estão dispostos a pagar pela crise e por isso organizam a mobilização contra a suspensão dos reajustes acordados
com o governo. Ao ministro Paulo Bernardo que diz “a greve não faz aparecer dinheiro nos cofres públicos”, os servidores respondem: “o que ‘aparece’ com a greve é a política do governo na distribuição orçamentária. O ‘problema’ que a greve pode resolver é obrigar o governo a atender aos servidores em vez de atender aos patrões - banqueiros em primeiro lugar - beneficiados pela especulação fi nanceira” (Boletim do Sindsep-DF).

De norte a sul das Américas a luta é a mesma. Um passo para ajudar na unidade dessa luta é a proposta de realizar no México o Segundo Encontro Continental em defesa da soberania dos povos, contra os tratados de livre comércio, contra as privatizações e pela reestatização do que foi privatizado.

Por isso nos somamos aos sindicalistas e dirigentes políticos, às entidades do Brasil e de vários países do continente na preparação do Encontro. Chamamos nossos leitores a discutir e apoiar essa iniciativa, conquistar novas adesões e batalharmos para construir uma delegação brasileira auto-financiada, como é organizado o próprio Encontro.


30 ANOS DE O TRABALHO

Nessa edição especial com o suplemento em homenagem ao nosso camarada Pierre Lambert, abrimos uma campanha de assinaturas para reforçar nosso jornal que completa, no próximo 1º de maio, 30 anos de existência completamente independente, um jornal auto-fi nanciado. Uma vitória, num momento histórico em que não faltam ofertas de fi nanciamento para quebrar a independência dos trabalhadores, e que podemos comemorar, com a contribuição dada pelo camarada Lambert cuja militância manteve, até o fim, a coerência na defesa da independência política e financeira da luta dos trabalhadores.

Visualizar para Impressão


 

 

Sumário dessa Edição

LUTA DE CLASSES

ENTREVISTA
Privatização na Infraero?
SERVIDORES FEDERAIS
É hora de unificar
RADIALISTAS - sp
Ataques continuam
NACIONAL
• 9º PLENCUT
Retomar os princípios da CUT
MUNICIPAIS DE SÃO PAULO
Chapa 1 é a da Convenção cutista
30º CONGRESSO DA CNTE
Por que não houve chapa da CUT ?
JUSTIÇA PARA ANDERSON
Pedimos a todos que enviem moções,
ALAGOAS
Governo bloqueia salários
PT + PSDB
Prefeito petista quer um candidato comum com o PSDB
 
JUVENTUDE
• FONOAUDIOLOGIA
Nenhum corte na educação
• 10º ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE REVOLUÇÃO (ENJR)
Discutir e organizar a juventude
• HISTÓRIA
Há 70 anos o México nacionalizava o petróleo
 
INTERNACIONAL
• ELEIÇÕES EUA – CYNTHIA MCKINNEY
“Retirada imediata de todas as tropas”
CRISE FINANCEIRA-1
Quem vai compensar as perdas?
PALESTINA
Palestinos quebram o bloqueio de Israel
ÁFRICA
Imperialismo semeia a morte no Quênia
CARTA DA CUT
Em defesa dos oito da Swat ElA mel
SEGUNDO ENCONTRO CONTINENTAL
Em abril no México
MÉXICO
Sem milho não há mais país
____________________________