ÓRGÃO DA SEÇÃO BRASILEIRA DA 4ª INTERNACIONAL - CORRENTE O TRABALHO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
 

EDIÇÃO Nº 633 - 16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2008

Avançar a luta,
impor as reivindicações
  

Editorial

"Que o governo crie vergonha na cara"

Começa o sexto ano de governo Lula.

Cinco anos se passaram e a maioria oprimida da nação continua sofrendo as conseqüências da aplicação de uma política submissa aos interesses do imperialismo, na direção contrária à afirmação da soberania nacional e do atendimento das reivindicações, para o que esse governo foi eleito. Agora Lula, derrotado no Congresso pela burguesia que inventou a CPMF, quer jogar nas costas dos servidores
o ônus da política que tira dinheiro da nação para pagar a dívida.

O governo fala em aumentar imposto das operações financeiras e lucros bancários, mas nos fatos, Paulo Bernardo, ministro do Planejamento comunica sobre o reajuste dos servidores: “Não
temos a mínima condição de decidir aumento de servidores neste momento de desequilíbrio”.

Ora, desequilíbrio, para os interesses do povo, é garantir R$ 61 bilhões de superávit (de janeiro a outubro de 2007) para pagar a dívida federal que sugou nos cinco anos do mandato de Lula R$ 998 bilhões.

Estão certos os servidores, e estamos com eles, quando iniciam mobilizações e discutem a greve contra esse ataque, que não para aí.

O governo fala em cortar gastos, tal como a burguesia exige, entre eles, o orçamento do ministério do Desenvolvimento Agrário. Está certo João Pedro Stedile do MST ao dizer que o governo deve criar “vergonha na cara e cumpra com seus compromissos históricos”, Folha de S.Paulo, 7 de janeiro.

Segundo dados desse jornal, baseados em decretosde desapropriação do Diário Oficial da União, em 2007 o governo Lula desapropriou apenas 204,5 mil hectares, terra que permite assentar apenas 6 mil famílias. E 150 mil famílias acampam nas estradas! Submetido ao agro-negócio, Lula se recusa a atualizar o índice de produtividade da terra (que data de 1975) para efeito de desapropriação. E o ministro Cassel, Desenvolvimento Agrário, justifica: “A avaliação do presidente é que tem de encontrar um momento político oportuno para isso” (FSP 7/01).

Em países vizinhos como na Venezuela, Bolívia e Equador, os governos Chávez, Evo e Correa, sob a impulsão da lutas das massas,
tomam medidas, ainda que limitadas, mostrando que é possível enfrentar as ordens de Washington, apoiando-se na luta do povo.

Nesse ano que começa, continuamos na luta com os trabalhadores, com a exigência de que o governo Lula rompa com a submissão ao imperialismo, tomando medidas de soberania como recuperar para a nação a Vale do Rio Doce e faça a Reforma Agrária. Medidas que corresponderiam a um verdadeiro governo de um Partido dos Trabalhadores digno desse nome. Nessa luta estamos ao lado dos povos e governos da Venezuela e Bolívia, atacados por Bush e seus aliados para derrotar as revoluções em curso nesses países. A convocação do 2º Encontro Continental (abril, México) faz parte do esforço -começando por agrupar nos diferentes países os que combatem pela soberania - de construir a unidade dos povos do continente que lutam livrar-se do imperialismo.

Visualizar para Impressão


 

 

Sumário dessa Edição

LUTA DE CLASSES

CONGRESSO DA CNTE
Relançar a luta pelo Piso Nacional
SERVIDORES MUNICIPAIS - SP
Implementar as decisões do congresso em defesa do sindicato e da CUT
RADIALISTAS
Cancelar a demissão!
NACIONAL
• ÚLTIMA HORA
Lula, essa conta não é dos trabalhadores!
SINDICALISMO
Plencut em maio
4ª INTERNACIONAL
Pierre Lambert 1920-2008. Presente !
JUSTIÇA
2 anos sem Anderson
ESCÂNDALO
Governo Federal concede ao capital privado a exploração da Amazônia
MAIS PRIVATIZAÇÃO
Em Rondônia iniciou-se o leilão para construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio
 
JUVENTUDE
• JUVENTUDE REVOLUÇÃO (JR)
Rumo ao 10º Encontro
• 37º CONGRESSO DA UBES
Luta Secundarista marca presença
• UNIVERSIDADES
Revogação do Reuni
• HISTÓRIA
Diretas-já e os arquivos da ditadura
 
INTERNACIONAL
• EUA
Cynthia McKinney candidata a presidente
TRATADOS DE LIVRE COMÉRCIO
Melhorar o Mercosul ?
PALESTINA
O pseudo-Estado de Bush
BOLÍVIA
Não às das autonomias!
VENEZUELA
Declaração em defesa da revolução venezuelana
 
____________________________

Homenagem

No fechamento dessa edição recebemos,consternados, a notícia do falecimento do nosso camarada Pierre Lambert. O homenageamos com o compromisso de continuar o combate que foi o combate
de sua vida: ajudar, com todas as forças, a emancipação dos trabalhadores, como obra dos próprios trabalhadores, do jugo destruidor do capitalismo.